EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O FUTURO DA ARTE

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Realidade Virtual & Aumentada e Gesture Computing

Romero Tori


Dentre as tendências tecnológicas na educação apontadas pela Horizon Report 2011 destacam-se a Realidade Aumentada (Augmented Reality) e a computação baseada em gestos (Gesture Computing).

Essas tecnologias, assim como a realidade virtual, da qual se originam, já são bastante acessíveis e possibilitam novas experiências para os aprendizes, focadas na interatividade, na imersão e na manipulação direta. No entanto são ainda pouco exploradas em atividades educacionais, devido principalmente a desconhecimentos e preconceitos.

No campo da educação, em que proximidade é essencial, tanto entre aluno e professor, quanto entre aluno e colegas e entre aluno e conteúdo, o emprego de recursos de RV, RA e reconhecimento de gestos, pode contribuir significativamente para o aumento da sensação de presença e do engajamento do aluno, não apenas em cursos a distância como também em atividades presenciais.

Nesta palestra analisaremos o potencial de uso dessas tecnologias, procurando vislumbrar o futuro da educação, quando tais tecnologias estiverem efetivamente incorporadas ao cotidiano das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário