EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O FUTURO DA ARTE

Palestras

Interatividade em Educação Online
Marco Silva

A mediação docente e o desenho didático interativos na modalidade online.

Potencialidades comunicacionais da cibercultura e da web 2.0.

Fundamentos da interatividade e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem.

Desafios da formação de professores para docência no ciberespaço.

Gestão em EaD x Multiplicidade de Cenários
Susane Garrido

Reflexões em torno da relevância de se visualizar e executar uma gestão de EaD que esteja atenta para algo que o presencial puro não costuma experimentar, em simultaneidade, ou seja, as multiplicidades territorial, cognitiva, tecnológica e de acessos, assim como as sincronias e assincronias temporais, o que integra o verdadeiro conceito de virtualização, onde a expansão é fundamento.

Perpectivas para Cursos Livres e Educação Corporativa Online
Guilherme Dias

Além da utilização da Educação a Distância na educação formal, em especial por instituições de ensino superior e técnico, os Cursos Livres também se destacam como alternativa para o aprimoramento profissional e sua utilização vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. É possível ministrar cursos livres on-line com qualidade e real impacto para o aprendizado do aluno? Quais as principais diferenças na abordagem desses cursos a pessoas físicas e jurídicas? Quais as principais tendências da educação on-line livre? Nossa palestra pretende discutir estas e outras questões relacionadas às perspectivas para Cursos Livres e Educação Corporativa On-line.
 
EaD, Tecnologias e o Futuro do Ensino Básico
Cristiana Mattos Assumpção

A criança que está no 6 ano hoje não sabe o que é viver em um mundo sem celular, internet ou jogos eletrônicos. O touchscreen e a computação gestual são as maneiras naturais de interagir com a tecnologia. Não falar com o amigo pelo Facebook é inconcebível. Esta apresentação mostrará o que os maiores especialistas e pesquisadores estão discutindo sobre como a escola pode se conectar a essa nova geração e como as novas tecnologias e estratégias de EAD podem transformar a educação.

* Quem é esta nova geração
* O papel da escola no futuro - comunidades de aprendizagem, agrupamento por interesses vs. idade (Exemplos: Feira de Ciências, Sustentabilidade, Biotecnologia, Filosofia, Arte, Música e Teatro, MONU-EM, Mecatrônica, Cursos de Aprofundamento)
* As 5 mentes para o Futuro - Howard Gardner
* Horizon Report K12
* Project Tomorrow
* Os players - redes sociais, ambientes informais de aprendizagem, análise visual de dados (ex. SNAPP), PLEs

Realidade Virtual & Aumentada e Gesture Computing
Romero Tori

Dentre as tendências tecnológicas na educação apontadas pela Horizon Report 2011 destacam-se a Realidade Aumentada (Augmented Reality) e a computação baseada em gestos (Gesture Computing).

Essas tecnologias, assim como a realidade virtual, da qual se originam, já são bastante acessíveis e possibilitam novas experiências para os aprendizes, focadas na interatividade, na imersão e na manipulação direta. No entanto são ainda pouco exploradas em atividades educacionais, devido principalmente a desconhecimentos e preconceitos.

No campo da educação, em que proximidade é essencial, tanto entre aluno e professor, quanto entre aluno e colegas e entre aluno e conteúdo, o emprego de recursos de RV, RA e reconhecimento de gestos, pode contribuir significativamente para o aumento da sensação de presença e do engajamento do aluno, não apenas em cursos a distância como também em atividades presenciais.

Nesta palestra analisaremos o potencial de uso dessas tecnologias, procurando vislumbrar o futuro da educação, quando tais tecnologias estiverem efetivamente incorporadas ao cotidiano das escolas.

Mobile Learning
Martín Restrepo

A educação móvel agrega elementos únicos à aprendizagem, possibilitando experiências centradas no estudante, não lineares, colaborativas, incorporando o conhecimento coletivo facilitado pela formação de redes. Promove o estímulo multisensorial e multimidiático para o fomento à pesquisa, à indagação, à proatividade e para a incorporação de contextos autênticos onde o aprendiz se desenvolve: o mundo real.

Nesta palestra, Martín explorarará as características principais do mLearning e apresentará possibilidades práticas de integração dos dispositivos móveis às atividades educacionais.

Universidade do Futebol: ensinando futebol à distância
Fernando Ziskind

Desde o início de 2011, a Universidade do Futebol investe em cursos à distância para profissionais ligados ao Futebol. Serão apresentados um estudo de caso do cursos já disponíveis e projetos futuros que ajudarão a mudar a realidade do futebol brasileiro através da internet e do ensino à distância.

Games em Educação
Lynn Alves

As pesquisas em torno dos jogos eletrônicos têm crescido de forma significativa no Brasil, principalmente nas áreas de educação e comunicação, sinalizando uma preocupação dos pesquisadores em torno do universo digital no qual estão imersos as crianças e jovens.

É dentro deste contexto que as universidades e empresas têm investido no desenvolvimento de jogos para os distintos espaços de aprendizagem, inclusive na modalidade a distância.

A nossa palestra pretende socializar estas experiências e práticas pedagógicas que têm os jogos digitais como elementos mediadores.